Cabeamento Estruturado

É um sistema de cabeamento cuja infra-estrutura é flexível e suporta a utilização de diversos tipos de aplicações tais como: dados, voz, imagem e controles prediais, ou ainda mais formalmente, um sistema de cabeamento estruturado é um conjunto de produtos de conectividade usados de acordo com normas específicas e internacionais com características próprias, que destacamos:

– Arquitetura aberta
– Disposição física e meio de transmissão padronizados
– Conformidade a padrões internacionais
– Suporte a diversos padrões de aplicações, dados, voz, imagem, etc.
– Suporte a diversos padrões de transmissão, cabo metálico, fibra óptica, radio, etc. – Assegurar expansão, sem prejuízo da instalação existente.
– Permitir migração para tecnologias emergentes.

O conceito de Rede Estruturada se baseia na disposição de uma rede de cabos, integrando os serviços de voz e dados, imagem e sinais de controle, que facilmente pode ser redirecionada no sentido de prover um caminho de transmissão entre quaisquer pontos desta rede. Numa rede projetada seguindo este conceito as necessidades de todos os usuários podem ser obtidas com facilidade e flexibilidade.

Características:

Um Sistema de Cabeamento Estruturado tem como característica básica ser um sistema multimídia, isto é, proporciona o acesso a vários sistemas de comunicação tais como voz, dados, imagens, sinais de controle através de um único sistema de cabeamento.

 

 
 

Wi-Fi wireless 

A tecnologia wireless (rede sem os) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos, seja ele telefônico, coaxial ou óptico por meio de equi- pamentos que usam radiofreqüência(comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.

Wireless é uma tecnologia capaz de unir terminais eletrônicos, geralmente computadores, entre si devido às ondas de rádio ou infravermelho, sem a necessidade de utilizar cabos de conexão entre eles. O uso da tecnologia wireless vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites arti ciais no espaço.

Seu uso mais comum é em redes de computadores, onde a grande maioria dos usuários utiliza-se da mesma para navegar pela Internet no escritório, em um bar, um aeropor- to, um parque, em casa, etc. Uma rede de computadores sem os são redes que utilizam ondas eletromagnéticas ao invés de cabos, tendo sua classi cação baseada na área de abrangência delas: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geogra camente distribuídas ou de longa distância (WWAN). 

Galeria de Fotos